Prefeitura Municipal de Quinze de Novembro

Departamento Municipal de Assistência Social e Habitação

Departamento Municipal de Assistência Social e Habitação

Julia Graciela de Matos Costa

Segunda-Feira a Sexta-Feira, 07h45min às 11h45mn e 13h30min às 17h30min.

(54) 3322-1537 / (54) 3322 -1538 / (54) 3322-1544

assistsocial@pm15nov.rs.gov.br

Vencimento Mensal do cargo (ref. 2016): R$ 4.555,30.

Base Legal: Lei Municipal nº 2.191/2017, de 30 de janeiro de 2017.

 

O Departamento Municipal de Assistência Social e Habitação é responsável por:

  • Desenvolver programas de habitação;
  • Planejar e desenvolver programas de bem-estar social;
  • Coordenar e realizar levantamentos sócio-econômicos com vistas a planejamento habitacional nas comunidades;
  • Desenvolver atividades comunitárias relacionadas com a recuperação, preservação e melhoria da qualidade de vida, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários; organizar a vigilância social em sua área de abrangência;
  • Concretizar os direitos socioassistenciais no que se refere ao acesso a serviços de proteção social básica, contribuindo para a prevenção e o enfrentamento de situações de vulnerabilidade e risco social;
  • Oferecer ações continuadas de assistência social financiadas pelo Fundo Nacional de Assistência Social que visem ao atendimento periódico e sucessivo à família, à criança, ao adolescente, à pessoa idosa e à portadora de deficiência, bem como as relacionadas com os programas de Erradicação do Trabalho Infantil, da Juventude e de Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes.

São competências do Coordenador(a) do Departamento Municipal de Assistência Social e Habitação: 

  • Coordenar atividades específicas de área participando do planejamento e operacionalização das ações, assim como, avaliar as atividades para  certificar-se da regularidade no desenvolvimento do processo;
  • Realizar estudos e pesquisas relacionadas as atividades específicas da área utilizando documentação e outras fontes de informações, analisando os resultados de métodos utilizados para atualizar e ampliar o próprio campo de conhecimentos; 
  • Coordenar atividades de sua unidade de serviço, orientando e executando as tarefas específicas das mesmas para  certificar-se  do desenvolvimento normal das rotinas de trabalho; 
  • Consultar a gerência da unidade sobre assuntos ligados a sua área de atuação para complementar seus conhecimentos, observações e conclusões; 
  • Participar da elaboração das políticas  a serem implementadas a fim de contribuir para a definição de objetivos e para a articulação de sua área com as demais; 
  • Organizar atividades e rotinas diárias de trabalho respaldando-se nas diretrizes traçadas; organizar e executar trabalhos programados, estabelecendo normas e processos a serem seguidos, assegurando o fluxo normal das mesmas; 
  • Acompanhar o desenvolvimento das atividades, buscando soluções, tomando decisões ou sugerindo estudos pertinentes;
  • Avaliar os resultados das atividades implementadas, examinando os diversos processos envolvidos, certificando-se de prováveis falhas para  aferir a eficácia dos métodos aplicados a fim de providenciar reformulações adequadas;
  • Elaborar relatórios fornecendo registros de atividades relacionadas a sua área para documentar informações e dados constantes;
  • Informar a gerência mediata sobre o processamento dos trabalhos e resultados alcançados elaborando relatórios ou através de reuniões para  possibilitar a avaliação das diretrizes aplicadas e sua conjugação com a política geral da Instituição.