×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
Turismo

Lago Passo Real

Área: Naturais


Um dos maiores lagos artificiais do estado, fazendo com que sua concepção torna-se um marco importante para a história desta comunidade, com a construção da hidrelétrica do Passo Real que entrou em operação em 1970. Nesta época perderam-se terras agricultáveis, flora e fauna, bem como o desaparecimento da localidade de Passo do Lagoão e a ponte que ficaria submersa pelas águas. A obra que viria a transformar-se no maior lago artificial do Estado do Rio Grande do Sul, com uma área inundada no seu nível máximo de água, de 225 km2, acumulando 3,6 bilhões metros cúbicos de água. Possui uma extensão de 3.850m de comprimento e uma altura máxima de 58m na base do leito do rio.

A Usina Hidrelétrica do Passo Real foi construída pela CEEE – Companhia Estadual de Energia Elétrica. Inundou uma área de aproximadamente 23 mil hectares e atingiu 1.600 propriedades rurais, onde viviam aproximadamente 2.200 famílias. A CEEE propôs aos proprietários dessas terras, uma indenização de cento e cinquenta cruzeiros por hectare para que estes desocupassem a área que seria alagada. Na época, não foi possível adquirir novas terras, pois o preço oferecido era muito baixo.

O lago é um atrativo turístico devido a sua beleza, e também aos campings e condomínios de segunda casa que margeiam sua orla.

© Copyright 2018 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Quinze de Novembro/RS

topo