Prefeitura Municipal de Quinze de Novembro

Realizado o 1° Seminário Regional de Agroindústria

21 de Julho de 2017

Quinze de Novembro foi palco desse importante debate

Na última quinta-feira, 20 de Julho, a Administração Municipal juntamente com a EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, SDR e o COMAJA realizaram o 1° Seminário Regional de Agroindústria de Abrangência do COMAJA Alto Jacuí, o evento teve como objetivo esclarecer aos presentes sobre a legislação e fiscalização das agroindústrias.

Na parte da manhã estiveram explanando sobre o Programa de Agroindústria a Engenheira Agrícola Mila Noronha e a Engenheira de Alimentos Bruna Bresolin Roldan do Setor de Agroindústria do Escritório Central/GET da EMATER/RS - Ascar. José Alexandre da Silva Rodrigues é Diretor DACA (Divisão de Agroindústria Familiar/SDR) e esclareceu sobre o FEAPER.  Para finalizar a programação da manhã, as Médicas Veterinárias da DACA/SDR Neusa Castro e Marluza Feltrin apresentaram as principais ações para a implantação do SUSAF.

Durante a tarde foram retratadas as experiências de alguns municípios da região que já possuem a implantação de agroindústrias. Do Município de Não -Me- Toque o Médico Veterinário e também Fiscal do SIM, Rogério Kissmann falou sobre a experiência da Agroindústria e do SIM. O Engenheiro Agrônomo Erni Breitenbach falou sobre a AMUPLAM e para finalizar essa troca de experiências o Veterinário e responsável pela inspeção Municipal da Secretaria Municipal de Agricultura,  Ivanir Urbao Born, do Município de Victor Greff falou sobre a SUSAF.

Para finalizar a programação do dia o Diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente do COMAJA, Everton Lagemann, falou sobre as ações regionais para a estruturação dos sistemas de Inspeção nos municípios consorciados.

Segundo o Prefeito Municipal Gustavo Peukert Stolte "Este Seminário foi o ponta pé inicial para uma parceria entre o COMAJA e municípios consorciados. Precisamos avançar, temos um campo muito grande a ser explorado, temos produtos de qualidade, temos o turismo consolidado. Agora precisamos qualificar os nossos potenciais através da inspeção e agregar mais renda a essas agroindústrias com a possibilidade de expandir".