Prefeitura Municipal de Quinze de Novembro

Sessão Solene homenageia os Grupos de Idosos do município

26 de Setembro de 2017

Na última segunda-feira (25), ocorreu junto ao Plenário da Câmara Municipal de Vereadores uma singela homenagem aos grupos de Idosos Alegria de Viver e Renascer. Neste ano, o Grupo de Idosos Alegria de Viver completa 24 anos e o  Renascer comemora 26 anos.  Na oportunidade foram homenageados dois integrantes, cada um de um grupo, no Renascer o Sr Arnildo Verno Althaus e no Alegria de Viver o Sr Leomar Klesener, estes foram escolhidos por seus companheiros de grupo pela dedicação e comprometimento nas atividades que são desenvolvidas pela entidade.

Os grupos de idosos desenvolvem atividades culturais, de lazer e recreativas com o intuito de promover a integração e interação social entre as famílias, também realizam viagens intermunicipais e interestaduais, bailes, ensaio de cantos, danças, atividades físicas e culturais, palestras preventivas e educacionais, atividades recreativas dinâmicas, brincadeiras, jogos interativos e visitas domiciliares.

O grupo de Idosos Renascer foi criado no dia 02 de agosto de 1991, onde os  encontros aconteciam no Pavilhão Evangélico de Quinze de Novembro, na época as senhoras Iria Guntzel, Elizabetha Kohler (in memória), Ieda Maurer Goelzer e Maria Helena Maidana em reunião decidiram criar um grupo de Terceira Idade, sendo assim, deram início as atividades do Grupo Renascer. O grupo envolve pessoas com idade superior a 50 anos. No começo eram 30 integrantes e o Sr Raymundo Geier foi o primeiro Presidente do grupo, atualmente o Presidente é Sr Arnildo Verno Althaus. Hoje o grupo possuí 186 associados, os encontros acontecem semanalmente no Clube 25 de Julho, todas as sextas-feiras.

O Grupo de Idosos Alegria de Viver foi criado em 10 de maio de 1993, teve como 1° Presidente a Sra Ervida Ferreira, hoje o Presidente é o Sr Lirio Oldemar Meinem, e conta com 108 associados.  Os encontros acontecem semanalmente no Centro Comunitário da Localidade de Santa Clara do Ingaí, todas as terças-feiras.