Prefeitura Municipal de Quinze de Novembro

Escola Marechal Deodoro da Fonseca comemora 100 Anos

01 de Março de 2018

Escola Municipal de Quinze de novembro comemora o centenário

Fundada no dia 1° de março de 1918, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Deodoro da Fonseca de Picada Café comemorou na última quinta-feira o seu centenário, com uma singela solenidade no Saguão da Prefeitura foram lembrados àqueles que fizeram e ainda fazem parte desta história.

Na ocasião estiveram presentes o Prefeito Municipal Gustavo Peukert Stolte, Vice-Prefeito Paulo Adalberto Prante, responsável pelo Departamento de Educação e Desporto Michele Prante Peukert, Coordenadora da Escola Professora Jaqueline Camera de Mello Dorfey, Auxiliar de Ensino Janice Kaiserkamp, alunos e familiares.

As festividades do centenário continuam, no dia 19 de março, homenagem em sessão solene na Câmara de Vereadores de Quinze de Novembro. No dia 18 de maio acontecerá à galinhada da família no Pavilhão da Comunidade de Picada Café e no dia 09 de setembro acontece a tradicional  Festa da Escola com diversas atividades e homenagens ao centenário.

Breve Histórico:

Em 1° de março de 1918 foi fundada uma Escola Particular com o intuito de promover as atividades educacionais dos filhos das primeiras famílias de migrantes vindos da Colônia Velha e que fixaram suas residências nesta localidade. Inicialmente a designação da entidade era Escola Particular de Linha Roessler, acredita-se que em meados de 1920 passou a ser chamada de Escola Particular Linha 5A, conforme o nome da localidade, tendo como primeiro professor o senhor Albino Roessler, assim permanecendo por muitos anos.

Em 11 de julho de 1960, conforme registro em ata, o presidente da Sociedade Escolar Marechal Deodoro da Fonseca constatou que a mudança do nome não havia sido registrada, sendo assim, e passando pela aprovação dos treze sócios presentes, para Escola Particular Marechal Deodoro da Fonseca.

Em 21 de dezembro de 1977 o Prefeito da época Neri Zeilmann de Ibirubá, criou e denominou as escolas municipais, oficializando como Escola Municipal Marechal Deodoro da Fonseca, no ano seguinte o Conselho Estadual de Educação autorizou a designação para Escola Municipal de 1° Grau Incompleto Marechal Deodoro da Fonseca. Também no ano de 1977 foi fundado o Círculo de Pais e Mestres da Escola, sendo eleito como primeiro presidente o senhor Lothario Spiering, tendo como professores Waldemiro Augusto Ruppenthal e Leonida Fagundes.

De 1930 a 1960 mais 17 professores prestaram serviços para atender um corpo discente de 60 alunos. A escola exerce suas atividades ininterruptas até os dias de hoje, com exceção do ano de 1946, quando esteve desativada por falta de professor.

Em 04 de janeiro de 1999, pela portaria n° 1.282/98 foi determinado como Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Deodoro da Fonseca, pelo então prefeito Elemar Sand de Quinze de Novembro. Nome que permanece até os dias de hoje, este, em homenagem ao primeiro presidente do Brasil.

Atualmente o CPM da Escola tem como Presidente o senhor Leocir Guntzel e Vice-Presidente Fábio Thiesen e atende 15 alunos da pré-escola ao 4° ano do ensino fundamental na modalidade de classe multisseriada. É coordenada pela professora Jaqueline Camera de Mello Dorfey e auxiliar de ensino Janeice Kaisekamp. A merendeira é paga pelo CPM mensalmente, através da contribuição dos pais e dos eventos realizados durante o ano.

A Administração Municipal parabeniza a Escola pelo belo trabalho que vem  desempenhando ao longo destes 100 anos, e afirma que é uma satisfação termos uma comunidade em nosso município que se doa para manter uma escola no interior. Somos gratos a todos os pais pelo grande trabalho que desenvolvem juntamente com as professoras para o bom andamento do ano letivo.