Emater e CPM da Escola Nossa Senhora de Lourdes fazem entrega de Sementes do Programa Sementes Banrisul

Data de publicação: 11 de junho de 2020
Fotos: Departamento de Educação
Crédito da notícia: Denise Tramontini Müller

No dia 04 de junho, durante todo o dia, a extensionista da Emater de Quinze de Novembro, Mara Cristina Ludwig, acompanhada das professoras da escola Nossa Senhora de Lourdes, realizaram a entrega domiciliar de sementes e das atividades remotas para as famílias que integram a comunidade escolar.

Em 2019 o Escritório Municipal da Emater de Quinze de Novembro, em parceria com o CPM da Escola Nossa Senhora de Lourdes da Volta Gaúcha e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, encaminhou um projeto para o Programa “Sementes Banrisul”, junto a agência do Banrisul de Ibirubá.

O Programa Sementes Banrisul, criado em 2008, tem por objetivo orientar estilos de agricultura de base ecológica e estratégias de desenvolvimento rural sustentável. Visa, ainda, contribuir para a garantia da segurança e soberania alimentar, bem como auxiliar na geração de renda nas comunidades nas quais o Banrisul está inserido. Esse Programa conta com diversas variedades de sementes, como hortaliças, plantas ornamentais, forrageiras e grãos, a serem destinadas para projetos que valorizem a agricultura sustentável.

Este projeto vai beneficiar 63 famílias das comunidades de Volta Gaúcha, Volta Grande, Sede Aurora e Linha Jacuí, que fazem parte da comunidade escolar e do Programa Socioassistencial que a Emater desenvolve junto a estas comunidades. A finalidade da doação destas sementes é estimular a produção de alimentos frescos nas propriedades, proporcionando uma alimentação mais saudável e diversificada para as famílias. As sementes distribuídas são variedades crioulas, ou seja, as plantas ao sementarem preservam suas características e poderão ser utilizadas em outros plantios, como era feito antigamente pelos agricultores familiares.

Na mesma oportunidade, as professoras Denise Tramontini Müller e Carla Corazza realizaram a entrega das atividades remotas para as 26 crianças que são alunas da escola, seguindo as orientações do Decreto do Governo Estadual, que suspende as aulas presenciais e determina a realização de atividades remotas, em virtude da Pandemia da COVID 19.