Lei de Incentivo às agroindústrias promove a regularização dos empreendimentos

Data de publicação: 11 de agosto de 2020

O setor primário se destaca como a principal fonte econômica de Quinze de Novembro. Todas as atividades relacionadas à produção agropecuária são importantes para o desenvolvimento do município. Pensando nisso, a Administração Municipal criou, através da Lei Municipal nº 2.328, o Programa de Incentivo à Implantação de Agroindústrias.

Através desta Lei de Incentivo, as agroindústrias de origem animal recebem um incentivo de R$ 8.000,00 (oito mil reais). Para se inscreverem e terem direito ao valor, os produtores precisam cumprir os requisitos da Lei, dentre os quais destaca-se a adoção das normas vigentes para regularização a nível municipal, como a inscrição no SIM (Serviço de Inspeção Municipal).

A ideia de formular este Programa surgiu quando busquei informações sobre todos os gastos que os produtores têm quando querem regularizar a agroindústria. Equipamentos, laudos, análises, tudo isso envolve, além da burocracia, diversos custos ao produtor. Nosso objetivo é que este auxílio financeiro incentive os produtores a buscar a regularização da atividade, a fim de que eles possam crescer na produção e vender seus produtos com segurança e lucratividade”, destaca o prefeito Gustavo Stolte.

A agroindústria de queijo colonial “Terra das Águas”, dos proprietários Tatiane Niendicker e Jonas Maier, foi a primeira contemplada com o benefício. No dia 06 de agosto, o produtor Jonas Maier compareceu até a prefeitura municipal para retirar a última parcela do benefício. Os proprietários da agroindústria tiveram, além do incentivo pela Lei, o apoio do Departamento Municipal de Agricultura, Pecuária, Indústria e Comércio e da Emater para a regularização da atividade, e hoje, a comercialização está consolidada junto ao mercado local.