Horta Comunitária de Quinze de Novembro em plena atividade

Data de publicação: 21 de dezembro de 2020
Fotos: Marcela Prass Scheffler
Crédito da notícia: Marcela Prass Scheffler

Um projeto desafiador já está rendendo bons frutos em Quinze de Novembro. Ou melhor: rendendo hortaliças, legumes e verduras. Este projeto é a Horta Comunitária, situada na Rua Irineu Klein, no Bairro Colina, em área de uso público do novo loteamento implantado no Bairro.

A iniciativa foi idealizada pelo Departamento Municipal de Agricultura, por meio da técnica agrícola Glaci Berle. O principal objetivo da horta comunitária é ser um espaço terapêutico e produtivo de alimentos saudáveis a todos os participantes, funcionando como um “laboratório vivo”, disponível ao público escolar e para todas as pessoas que desejarem participar voluntariamente do projeto.

O desenvolvimento do projeto iniciou no mês de julho, com adubação da área. Em seguida, foi realizado o preparo do solo e construção dos canteiros. O primeiro plantio ocorreu no dia 18 de setembro, com a participação voluntária dos jovens Gabriela Kohl e Gabriel Berle. Também participam diretamente dos trabalhos a secretária administrativa Janice de Oliveira e os técnicos do setor de meio ambiente Otto Cassol Schwingel e Kellin Bohrz.

Conforme destaca a técnica agrícola Glaci Berle, o solo foi preparado no modo convencional. “Utilizamos silagem nas covas e sobre os canteiros, a qual foi doada pelo senhor Alberto Scheffler . Foi adicionado feno em volta das plantas, a fim de melhorar as condições de conforto e desenvolvimento do vegetal, esse, doado pelo senhor Airton Weimer. Estamos em fase inicial de implantação do sistema de plantio direto em hortaliças. Portanto, adaptando-se técnicas acessíveis e sustentáveis à realidade local. Algumas espécies foram semeadas com a finalidade de cobertura de solo e produção de palhada. Está sendo instalado um sistema de captação e armazenamento de água das chuvas para irrigar as plantas”, informa Glaci.

Para viabilizar o projeto, também participam das atividades os departamentos de Obras e Meio Ambiente. A partir de 2021, os grupos atendidos pelo CRAS também participarão das atividades na horta comunitária, portanto o Departamento de Assistência Social e Habitação também participa a Iniciativa. Os voluntários Odércio Shultz e Hilário Tenroler também contribuíram com os cuidados da horta.

As colheitas iniciaram no mês de dezembro. A produção está sendo doada à Sociedade Hospitalar 15 de Novembro. As pessoas interessadas em participar voluntariamente dos trabalhos na horta comunitária podem entrar em contato com a Prefeitura Municipal.  Porém, os trabalhos com as escolas e assistência social somente serão realizados quando a situação da pandemia permitir as atividades em grupos.

Mais informações junto ao Departamento de Agricultura ou Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Quinze de Novembro.