Departamento de Saúde de Quinze de Novembro esclarece sobre a vacinação contra a Covid-19

Data de publicação: 3 de fevereiro de 2021
Fotos: Marcela Prass Scheffler 021859140
Crédito da notícia: Marcela Prass Scheffler

A grande expectativa da população a respeito da vacinação contra a Covid-19 gera muitas dúvidas na comunidade. Portanto, o Departamento Municipal de Saúde traz algumas informações importantes sobre a chegada das primeiras doses e como será realizada a vacinação da população.

O grupo definido pelo Ministério da Saúde como prioritário na vacinação é composto pelos profissionais de saúde; idosos em instituições de longa permanência (asilos ou casas de repouso); pessoas com deficiência em casas inclusivas de longa permanência; e indígenas vivendo em terras indígenas. Em Quinze de Novembro, somente há profissionais de saúde, não há pessoas nos demais grupos prioritários residindo no município.

Até o dia 03 de fevereiro, Quinze de Novembro havia recebido 62 doses (42 doses de Coronavac e 20 doses da vacina de Oxford / Astra-Zeneca). O município possui, no total 69 profissionais de saúde atuando na Unidade Básica de Saúde e Hospital, e uma estimativa de 87 profissionais de saúde ao todo (o que inclui dentistas, psicólogos, farmacêuticos, médicos veterinários, assistentes sociais, etc., e que atuam na rede particular).

Portanto, até o momento ainda não se concluiu a primeira dose de vacinação no grupo prioritário, o que deverá ocorrer com a chegada de mais remessas de vacinas.

Todas as doses da vacina de Covid-19 são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas pela Secretaria Estadual de Saúde. Até o momento, não existem vacinas disponíveis para compra dos municípios, mesmo com recursos próprios. É preciso aguardar as doses que são disponibilizadas pelo SUS.

Após a vacinação dos profissionais de saúde, iniciará a imunização para os idosos, da seguinte forma: priorizando os que possuem mais de 75 anos, depois, os que possuem entre 65 e 74 anos, e após, os idosos de 60 a 64 anos. Os dias, horários e local de vacinação serão amplamente divulgados. O que está confirmado é que a vacinação não será na Unidade Básica de Saúde, sendo em um local mais amplo.

A vacinação em um grupo prioritário só inicia após o grupo anterior estar totalmente concluído, o que contempla a aplicação das duas doses da vacina. Os públicos prioritários poderão ser alterados conforme definição do Ministério da Saúde. O município não possui autorização para vacinar pessoas que não estão no público definido pelos órgãos de saúde pública.

Importante: Mesmo com a chegada das primeiras doses de vacina, as medidas de prevenção contra o contágio da Covid-19 permanecem as mesmas. Evite aglomerações, higienize as mãos com frequência, mantenha o distanciamento social, utilize máscara, mantenha os ambientes ventilados. Continue se cuidando e protegendo as pessoas dos grupos de risco. As pessoas vacinadas também devem manter os cuidados de prevenção.