Reunião do Departamento de Agricultura com Cooperativas e Emater discute estimativas da safra de grãos 2020/2021 no munícipio

Data de publicação: 11 de maio de 2021
Crédito da notícia: Décio Roberto Rauch Júnior

O Departamento Municipal de Agricultura, Pecuária, Indústria e Comércio promoveu na última semana uma reunião em parceria com o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, com o objetivo de discutir a produção de soja no munícipio de Quinze de Novembro, na safra 2020/2021. A reunião contou com a participação dos representantes das Cooperativas locais, que auxiliaram no levantamento de dados.

Os dados obtidos mostraram que as três Cooperativas, Cotribá, Coopeagri e Cotrisoja, em 5 unidades, receberam um montante de 713.718 sacos de soja. O montante equivale em quilos cerca de 43 mil toneladas da oleaginosa. Segundo dados da Emater, no munícipio foram cultivados cerca de 10 mil hectares de soja.

É importante destacar que neste montante não são considerados valores produzidos no munícipio, mas entregues em empresas privadas, em outras unidades das cooperativas situadas fora de Quinze de Novembro ou a produção que é armazenada pelos próprios produtores em casa. Entretanto, sabe-se também que há o recebimento de soja nas cooperativas oriundo de outros munícipios limítrofes, como Ibirubá, Fortaleza dos Valos, Cruz Alta e Alto Alegre.

Na reunião foi estimada que a produção se soja no município tenha sido de 600 mil sacas, considerando a área plantada, pode se dizer que a média de produtividade por hectare foi de 60 sacas.

De qualquer forma o número impressiona e mostra o potencial agrícola do munícipio. Toda a soja que é entregue no município gera um percentual de imposto que é repassada ao poder público e possibilita este a realizar investimentos para a comunidade. Na reunião ainda foram discutidas estimativas do milho e para os cereais de inverno, maneiras de incentivar o crescimento e o fortalecimento das cadeias produtivas e maneiras de melhorar a segurança no meio rural.

Participaram da reunião, o vice-prefeito Marcos Petri, o Coordenador de Administração e Planejamento Otto Cassol Schwingel, o Coordenador de Agricultura, Pecuária, Indústria e Comércio, Laudeno Eickstaedt, as extensionistas do Escritório Municipal da Emater, Aline Franken Deutsch e Mara Ludwig Gonçalves, o Engenheiro Agrônomo da Coopeagri Maurício Kunz, o Gerente da Unidade de recebimento do grãos da Cotribá de Quinze de Novembro, Milton Severo e a Gerente das Unidades de recebimento de grãos da Cotrisoja de Quinze de Novembro e Santa Clara do Ingaí, Cristina Prass.